Perguntas frequentes

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R$ 1,00
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    Descrição

    TUTORIAL CADASTRO E SOLICITAÇÃO DE KIT, CLIQUE AQUI. Tempo de leitura do tutorial: 5 minutos

    O QUE É O SISEB?

    Tempo de leitura: 8 minutos e 30 segundos

    O SisEB é o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo e integra as bibliotecas públicas e comunitárias vinculadas existentes no Estado. Hoje, a rede é composta por mais de 700 unidades, incluindo a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos. O Sistema tem como objetivo principal garantir que todos os cidadãos do Estado de São Paulo tenham direito à biblioteca e que cada biblioteca tenha uma relação significativa com seus territórios e suas comunidades.

    O SisEB é coordenado pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo (UDBL/SECEC), e tem a SP Leituras – Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura, organização social de cultura, como parceira em sua gestão.

    Mais informações disponíveis em http://siseb.sp.gov.br/institucional/.

    QUAIS SÃO AS AÇÕES DO SISEB?

    Como ações principais, destacam-se:

    Promover a plena integração em rede das bibliotecas;

    Prestar assistência técnica aos municípios para implantação e modernização das bibliotecas;

    Realizar ações presenciais e a distância de capacitação para e com as equipes das bibliotecas;

    Sistematizar informações e produzir publicações que estimulem o desenvolvimento das equipes e dos usuários das bibliotecas;

    Apoiar a atualização e renovação dos acervos;

    Organizar e promover o Seminário Internacional Biblioteca Viva, a programação cultural do Prêmio São Paulo de Literatura e os programas Viagem Literária e Praler – Prazeres da Leitura;

    Estimular a criação de projetos de ação cultural e incentivo à leitura nas bibliotecas;

    Realizar o advocacy da biblioteca e da leitura para gestores municipais e parceiros da rede.

    COMO INTEGRAR O SISEB?

    Todas as bibliotecas públicas paulistas são integrantes do SisEB. Para sediar e receber as ações promovidas, elas devem manter suas informações atualizadas na plataforma Bibliotecas Paulistas. As informações são enviadas pelas próprias equipes e a atualização é feita anualmente.

    COMO REALIZAR E/OU ATUALIZAR O CADASTRO DA(S) BIBLIOTECA(S) ONDE ATUO?

    A plataforma Bibliotecas Paulistas (https://bit.ly/35NpS9Y) é a base de dados on-line para a atualização anual das informações das bibliotecas integrantes do SisEB. O preenchimento e envio completo do questionário é critério de seleção para todas as ações do Sistema.

    O objetivo da ferramenta é promover estudos, pesquisas e ações para o contínuo aperfeiçoamento na gestão das bibliotecas, além de estimular o desenvolvimento de programas, projetos e atividades que incentivem e promovam a cultura no território estadual. Os dados coletados são suporte para a criação de políticas públicas, e o banco de dados tem acesso livre e gratuito para toda a comunidade. A modernização facilita a inserção, renovação e recuperação de dados da série histórica.

    Mais informações disponíveis em http://siseb.sp.gov.br/bibliotecas-paulistas/.

    O QUE É O KIT?

    O SisEB atua de forma permanente para apoiar a atualização e renovação de acervos das bibliotecas de acesso público paulistas. Para isso, semestralmente coloca à disposição um kit que contém 100 itens, incluindo livros, CDs, DVDs, revistas e outras publicações.

    QUEM PODE SOLICITAR O KIT AO SISEB?

    As bibliotecas do Estado de São Paulo que estiverem com as informações atualizadas na plataforma Bibliotecas Paulistas, podem solicitar kit semestralmente.

    As salas de leitura abertas à comunidade, também podem solicitar um kit por semestre, mediante comprovação de acesso público do espaço. Neste caso, envie e-mail para siseb@spleituras.org para pedir a avaliação da sua biblioteca.

    COMO SOLICITAR O KIT AO SISEB?

    A solicitação deve ser feita pela loja virtual do SisEB, dentro de uma das duas modalidades: 1) selecionar um kit pronto; 2) montar um kit, de acordo com as quantidades especificadas no regulamento.

    Para isso, é necessário que o(a) representante da biblioteca faça o cadastro na loja virtual e preencha os campos com os dados do equipamento cultural (nome, telefone e endereço da biblioteca). Caso a biblioteca não possua CNPJ, é possível optar pelo Cadastro de Pessoa Física e vincular os dados da biblioteca ao CPF do(a) solicitante.

    Mais informações disponíveis em: https://siseb.store.betalabs.net/como-solicitar-o-kit

    SELECIONAR KIT PRONTO OU MONTAR UM KIT: QUAL A MELHOR OPÇÃO?

    Kit pronto

    Os kits prontos são preparados pela equipe da SP Leituras e a disponibilidade é limitada. Nesta modalidade, o(a) solicitante garante maior agilidade no processo, mas não poderá alterar os títulos nem as quantidades de cada um deles.

    Montar kit

    Ao montar um kit, a biblioteca pode personalizar o pedido conforme a sua necessidade, escolhendo os títulos e as quantidades de acordo com a quantidade disponível no estoque.

    Ambas as modalidades contam com kits de 100 itens e devem respeitar as seguintes quantidades por categorias:

    - Literatura: 56 itens (1 exemplar de cada título)

    - Artes: 30 itens (2 exemplares de cada título selecionado)

    - Generalidades: 10 itens (2 exemplares de cada título selecionado)

    DVD - 2 itens

    CD - 2 itens

    *O pedido poderá será readequado internamente, de acordo com as quantidades disponíveis no estoque no momento da montagem do kit.

    DEVO CADASTRAR UMA FORMA DE PAGAMENTO?

    Não, o serviço é 100% gratuito. O valor de R$1,00 é simbólico e serve para controle interno da quantidade de cada item dentro do pedido, mas a quantia final não será cobrada e a biblioteca não deverá cadastrar nenhum tipo de cartão ou outra forma de pagamento. A plataforma atua como uma loja virtual e, para controle das informações fiscais, não permite que os valores sejam zerados.

    COMO SABER SE O PEDIDO DO KIT FOI APROVADO?

    Após o pedido ser registrado, o(a) solicitante receberá um e-mail com a cópia dos itens selecionados. Em seguida, a equipe da SP Leituras verificará se o pedido está de acordo com os critérios previstos e enviará um segundo e-mail com a aprovação do kit, além de informar as datas e os horários disponíveis para agendamento da retirada.

    Caso a biblioteca tenha montado o próprio kit e o número de itens solicitados por categoria seja maior ou menor que o especificado, o pedido será readequado internamente e informado ao(à) solicitante.

    Mais informações disponíveis em:

    https://siseb.store.betalabs.net/como-solicitar-o-kit

    COMO RETIRAR O KIT?

    O(A) solicitante deverá aguardar e-mail com a confirmação da disponibilidade e agendamento antes de retirar o kit.

    O SisEB não oferece o serviço de entrega dos kits até o endereço das bibliotecas. Portanto, a retirada da doação deve ser efetuada pelo(a) representante autorizado(a), exclusivamente na Central de Distribuição de Acervo SisEB: rua Cláudio, 100, Água Branca, São Paulo, SP, 05041-000.

    COMO DOAR PUBLICAÇÕES AO SISEB?

    O SisEB recebe doações e realiza a distribuição de materiais bibliográficos impressos ou digitais para bibliotecas de acesso público do Estado de São Paulo. Esse serviço é viabilizado por doações de editoras, gráficas, livrarias e organizações públicas e privadas que contribuem para a disseminação do conhecimento e da informação nos municípios paulistas.

    As restrições, detalhadas no site (acessar critérios para recebimento de doações - https://siseb.store.betalabs.net/como-doar-publicacoes) são imprescindíveis para a formação de coleções atualizadas, com materiais bibliográficos em bom estado e temas de interesse dos usuários das bibliotecas vinculadas ao SisEB. Os limites de quantidades doadas são estabelecidos em função da capacidade de armazenagem e distribuição, tendo também o objetivo de promover a rotação do estoque para oferecer publicações periodicamente renovadas.

    COMO ACESSAR AS PUBLICAÇÕES DO SISEB?

    O SisEB produz publicações com o objetivo de apoiar o desenvolvimento das equipes e dos usuários das bibliotecas. As versões digitais do caderno Notas de Biblioteca e do jornal Espalhafatos estão disponíveis em http://siseb.sp.gov.br/publicacoes-2-2/.

    PRÁTICAS DO SISEB E DAS BIBLIOTECAS

    O SisEB disponibiliza em seu site um conjunto de informações referentes às ações do SisEB e de bibliotecas de acesso público, com materiais sobre Política de Desenvolvimento de Coleções, práticas da Biblioteca de São Paulo e da Biblioteca Parque Villa-Lobos, softwares para catalogação de livros e banco de boas práticas, separados por temáticas. Acesse http://siseb.sp.gov.br/praticas/.

    COMO ENTRO EM CONTATO COM O SISEB?

    O SisEB realiza atendimentos virtuais, via e-mail, site e redes sociais, e presenciais na SP Leituras e na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Para saber mais, acesse http://siseb.sp.gov.br/fale-conosco/.

    Facebook: https://pt-br.facebook.com/sisebsp/

    Instagram: https://www.instagram.com/siseb.sp/

    YouTube: https://www.youtube.com/sisebsp

    COMO ACESSAR DADOS RELATIVOS AOS CONTRATOS DE GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO SOCIAL QUE RESPONDE PELA GESTÃO DAS BIBLIOTECAS ESTADUAIS E DO SISEB?

    O Portal da Transparência da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo dispõe de uma área específica para o acesso e acompanhamento dos contratos de gestão pactuados com as Organizações Sociais de Cultura. Para saber mais, acesse http://www.transparenciacultura.sp.gov.br/. 

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