Com 144 páginas. a dramaturgia é uma publicação independente de Ordakji. que teve o projeto selecionado entre 164 inscritos em edital do Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC-SP). do Governo do Estado de São Paulo. por meio da Secretaria de Cultura. Economia e Indústria Criativas. A iniciativa visa a publicação de obras inéditas de teatro. O livro conta ainda com a coordenação de produção de Cibele Gonçalves e design gráfico de Márcia Okida. além de apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santos (Secult).
Com ares de fantasia e se passando na distante cidade fictícia de Birolho. a história faz um verdadeiro mergulho na trajetória do palhaço Montenegro. o encontro dele com o amor e a devoção pelo fazer artístico. ainda que isso deixe um gosto amargo na boca. Adotando o expressivo recurso da viagem no tempo e nos fluxos de consciência. o leitor-espectador revive o caminho de Montenegro. passando a limpo sua juventude. sentindo o poder e o peso das descobertas e das decepções. acompanhado de um rol de personagens que seriam facilmente transportados para a vida de qualquer cidadão brasileiro.
Com o livro. Ordakji reflete sobre a luta do ser artista. “Ela é. sobretudo. não ceder ao jogo do mundo. e. sim. fazer os outros jogarem o jogo que nós constantemente criamos. Que a jornada deste palhaço sonhador possa servir. de alguma forma. como uma reflexão e. principalmente. como uma mola propulsora para se continuar sonhando acordado”. argumenta.