/ governosp

Agenda

Caso não consiga realizar seu cadastro pelo link, por favor, envie as informações* abaixo para o e-mail siseb@spleituras.org para efetivar sua inscrição.

1) Nome da atividade – 1.1) data; 2) e-mail; 3) CPF; 4) nome completo; 5) data de nascimento; 6) telefone; 7) sexo; 8) trabalha em biblioteca? – 8.1) caso sim, qual tipo?; 9) instituição; 10) cargo; 11) profissão; 12) endereço (logradouro, número, complemento, bairro, cidade, Estado e CEP); 13) possui deficiência, mobilidade reduzida ou outra condição especifica? – 13.1) caso sim, qual tipo?; 14) escolaridade; 15) formação.

* Os dados pessoais fornecidos na inscrição serão utilizados pela SP Leituras / SisEB para levantamento estatístico e prestação de contas junto à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Após a utilização, os dados serão deletados do nosso sistema.

mar
12
sex
2021
Webinar – Bibliotecas para o desenvolvimento sustentável e a Agenda 2030 | Dia do Bibliotecário 2021 @Plataforma Zoom
mar 12@14:00 – 16:00

Com Elizete Vieira Vitorino, Manuel Gama e Marina Marçal
Mediação de Adriana Ferrari
Intervenção artística com Luz Ribeiro

INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI

Tendo como ponto central a igualdade em dignidade e direitos das pessoas, a Agenda 2030 da ONU é um plano de ação a nível mundial que busca o avanço econômico, ambiental e social. O webinar discutirá o potencial e o impacto das bibliotecas na vida das comunidades, e sua contribuição para a visibilidade e implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

PROGRAMA
14h às 14h20: Abertura e intervenção poética “Territórios ancestrais”, com Luz Ribeiro
14h20 às 16h: Mesa-redonda  

Elizete Vieira Vitorino é pós-doutora pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal. Bibliotecária, doutora e mestre em Engenharia de Produção, nas áreas de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância, e Gestão da Qualidade em Bibliotecas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências da Educação da UFSC, professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, e fundadora e líder do Grupo de Pesquisa em Competência em Informação.

Manuel Gama é doutor em Estudos Culturais pela Universidade do Minho (UMinho), mestre em Educação Artística e licenciado em Gestão Artística e Cultural pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Entre 2015 e 2019, realizou estágio de pós-doutorado em Ciências da Comunicação na UMinho, Universidade de Santiago de Compostela e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador integrado do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS/UMinho). Desde 2016, coordena o 2CN-CLab e o Observatório de Políticas de Comunicação e Cultura da UMinho.

Marina Marçal é coordenadora do portfólio de Política Climática e Engajamento do Instituto Clima e Sociedade. Advogada e doutoranda pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), mestra em Relações Étnico-Raciais, Gênero, Raça e Identidade pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, e em Sociologia e Direito, Conflitos Socioambientais, Rurais e Urbanos pela UFF-RJ. Atuou em escritórios de advocacia e foi analista de Política e Incidência para Setor Privado, Direitos Humanos e Desigualdades na Oxfam Brasil.

Adriana Ferrari é bibliotecária, especialista em Sistemas de Informação e em Gestão da Qualidade. Foi diretora técnica da Biblioteca Florestan Fernandes e do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. Como assessora na Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, idealizou e coordenou os projetos das Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos. Atualmente é chefe técnica da Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH/USP, vice-presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições, e membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da International Federation of Library Associations.

Luz Ribeiro é integrante do grupo de pesquisa e teatro Coletivo Legítima Defesa. Escreve desde que fora alfabetizada e nem por isso se acha poeta, sonha com o dia que será poesia. Campeã do FLUP Slam Nacional (2015), do Slam BR (2016) e semifinalista da Copa do Mundo de Slam (2017). Protagonizou um dos capítulos da série Bravos na TV Brasil e é autora dos livros Eterno contínuo (2013), Espanca estanca (2017) e Novembro [pequeno manual de como fazer suturas] (2020). Em tempos de redes sociais, prefere pousar em redes de balanços e afetos; @luzribeiropoesia tem alguns seguidores, mas sonha em ter sempre com quem seguir.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais das áreas da Cultura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, Leitura e Literatura, e interessados no tema.
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!
Mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

Acessibilidade: haverá tradução simultânea em LIBRAS.
Importante: O link para acesso à plataforma será enviado, por e-mail, um dia antes da atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após a ação.

12 DE MARÇO DE 2021
das 14 às 16 horas

mar
16
ter
2021
Curso – A Arte da Fala: sobre silêncios, escutas, dizeres @Plataforma Zoom
mar 16@15:00 – mar 18@17:30

Com Giuliano Tierno.

INSCRIÇÕES, CLIQUE AQUI.

Formação desenvolvida com o intuito de propor caminhos reflexivos e exercícios práticos sobre os silêncios, as escutas e os dizeres.

CONTEÚDO

  • O descuido contemporâneo com a palavra pública;
  • A crise do conceito de justiça e o seu contágio na constituição da fala, na perda da referência da “justa medida da palavra”, do filósofo alemão Walter Benjamin;
  • A percepção, durante o isolamento, de um fortalecimento da necessidade do convívio social e a procura de estar com o outro sem um objetivo pragmático ou utilitário;
  • A necessidade de escutar mais devagar, olhar de maneira atenta e demorada, demorar-se nos detalhes, suspender a opinião e o juízo, falar sobre o que estamos vendo, ouvindo e dizendo.

PROGRAMA
Aula 1: A Arte da Fala ou bem dizer as palavras públicas e comuns.
Aula 2: Sobre atenção e silêncios: “uma alta forma de generosidade”.

Giuliano Tierno é doutor e mestre em Arte e Educação pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista. Idealizador, coordenador e professor do curso de pós-graduação lato sensu Narração artística: caminhos para contar histórias em contexto urbano. É sócio-fundador d’A Casa Tombada.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais das áreas da Cultura, Leitura, Literatura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, e interessados no tema.
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!
Mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br
Acessibilidade: haverá tradução simultânea em LIBRAS.
Importante: O link para acesso à plataforma será enviado, por e-mail, um dia antes da atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após a ação.

16 E 18 DE MARÇO DE 2021
das 15 horas às 17h30 | Carga horária: 5 horas

mar
25
qui
2021
Webinar – Marketing em mídias sociais para bibliotecas: um novo olhar sobre o digital @Plataforma Zoom
mar 25@15:00 – 17:00

Com Mayara Cabral.

INSCRIÇÕES A PARTIR DE 15/3.

A palestra abordará a importância do marketing em mídias sociais, visando estratégias e práticas para conectar bibliotecas e públicos, a fim de contribuir com o desenvolvimento das comunidades locais a partir de elaboração e compartilhamento de conteúdos, bem como de conquistar reconhecimento, visibilidade e valorização das bibliotecas e de seus profissionais.

CONTEÚDO

  • Panorama sobre o mundo digital em 2021
  • Marketing Digital do zero para bibliotecas
  • Mídias sociais para bibliotecas
  • Tipos de conteúdo para cada mídia social


Mayara Cabral
 é mestranda em Ciência da Informação no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, especialista em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá e bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense. Atua como servidora pública da Universidade Federal do Rio de Janeiro e é criadora do projeto Biblio Mkt, que tem a missão de ajudar bibliotecas e profissionais da Biblioteconomia a se posicionarem no mundo digital.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais das áreas da Cultura, Leitura, Literatura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, e interessados no tema.
Inscrições gratuitas. Vagas limitadas!
Mais informações: siseb@spleituras.org • www.siseb.sp.gov.br

Acessibilidade: haverá tradução simultânea em LIBRAS.
Importante: O link para acesso à plataforma será enviado, por e-mail, um dia antes da atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após a ação.

25 DE MARÇO DE 2021
das 15 às 17 horas

Ouvidoria Transparência SIC